CDEMP
 
Cadastre-se para receber nosso Boletim
 

Presidente do CDEMP participa do encerramento da Semana do MPMG 2018

Encerrando as atividades da Semana do Ministério Público 2018, cujo tema foi 30 Anos da Constituição Cidadã, o presidente do Superior Tribunal de Justiça (STJ), João Otávio de Noronha, apresentou a palestra A Constituição Federal, segurança jurídica e a força dos precedentes do Superior Tribunal de Justiça.

Ele iniciou a exposição lembrando que, apesar dos defeitos atribuídos à Constituição Federal de 1988, nenhuma outra nos deu tantos anos de estabilidade democrática. "O documento seguiu o neoconstitucionalismo, no sentido de transformar o estado legislativo de direito, que não se preocupa com a soberania da Constituição, em estado constitucional de direito, com princípios que balizam a conduta do legislador e do Judiciário", afirmou.

Além disso, para João Otávio, a Constituição Federal trouxe uma significativa expansão de princípios e direitos fundamentais. "Nós temos uma Constituição que pode ser analítica, mas que vem garantindo mais que um estado de direito, um estado democrático de direito".

Após essa introdução, o presidente do STJ falou sobre a importância dos efeitos vinculantes das decisões de Tribunais Superiores. "De que adianta a Constituição criar os Tribunais Superiores e dar-lhes atribuição de interpretar a lei e dissipar divergências, se suas decisões podem ser violadas todos os dias?", indagou. Para ele, a missão do STF e do STJ não pode ser simplesmente a de rejulgar decisões dos Tribunais de Justiça. "Vamos ter que passar por uma nova reforma do Judiciário, que prestigie as instâncias ordinárias e dê aos Tribunais Superiores o seu devido papel. O modelo atual gera um ônus elevado para o contribuinte e para o jurisdicionado", alertou.

Por fim, João Otávio destacou que é fundamental reagir a esse sistema anacrônico de rediscutir teses já julgadas. "Não prego a cristalização, o Direito evolui, traz novas teses. Por vezes é preciso mudar de opinião. O que não pode é mudar de opinião todos os dias. É papel dos Tribunais Superiores criar um ambiente de segurança jurídica", concluiu.

A palestra de encerramento contou com a presença de procuradores-gerais de Justiça e de diretores de Escolas dos Ministérios Públicos de todo o país, além de membros e servidores do MPMG e convidados.

Compuseram a mesa de abertura da palestra, o procurador-geral de Justiça de Minas Gerais, Antônio Sérgio Tonet, o presidente do Conselho Nacional de Procuradores-Gerais (CNPG), Benedito Torres Neto, o presidente do Colégio de Diretores de Escolas dos Ministérios Públicos (CDEMP), Luciano de Faria Brasil, o assessor da Corregedoria-Geral do Ministério Público de Minas Gerais (MPMG) Carlos Alberto Isoldi Filho, o ouvidor do MPMG, Alceu José Torres Marques, e o diretor do Centro de Estudos e Aperfeiçoamento Funcional do MPMG, Antônio de Padova Marchi Júnior.

Voltar

 

 

CNPJ: 20.519.953/0001-78
E-mail: secretaria@cdemp.org.br